top of page
  • Foto do escritorEugenia Rosa

Ter coragem é ousar viver.

Atualizado: 19 de nov. de 2023

"A ousadia começa com vulnerabilidade e aceitação de si mesmo. Ser autêntico é ser corajoso". Brené Brown


Meu desafio foi participar da gravação de um podcast para a Clínica Trainer Performance e Saúde que tem me acompanhado em um processo de reabilitação física e compartilhar essa experiência repleta de ousadia, coragem e conquistas, ao lado do Marcos, Alexandre e Luiz Cláudio.


É claro que todo desafio encarado traz novas ideias, lembranças e reflexões, então vou registrar minha aprendizagem.


Por que ousadia? Porque tenho um diagnóstico de uma doença neuromuscular degenerativa hereditária. Considerando as minhas características físicas e os relatos da minha família há possibilidade de duas primas terem tido a mesma doença, mas ambas faleceram ainda jovens, assim a crença de uma vida curta e limitada fizeram parte da minha adolescência e juventude. Atualmente tenho mais de 40 anos uma vida regada de grandes conquistas e isso me faz ser uma pessoa grata e apaixonada pela vida.


Mediante esse diagnóstico amplo e o fato da minha doença não se enquadrar em um padrão. É considerada uma doença rara. Doenças raras não tem incentivo a pesquisas, sendo assim, tenho pouco conhecimento e laudos superficiais sobre a minha própria doença. Ao longo dos anos da minha vida fui sobrevivendo as limitações, aos transtornos causados pela doença e a falta de um tratamento adequado.


Há mais de 20 anos trabalho com desenvolvimento humano em diversos projetos, comunidades, escolas e empresas. O alicerce desse desenvolvimento consiste na formação integral a partir de um diagnóstico holístico sobre a realidade que impacta a vida das pessoas: Emocional, cognitivo, físico, social, cultural, etc...


Com essa bagagem de trabalhos de desenvolvimento de forma integrada, sempre acreditei que podia fazer algo mais pelo meu físico, cuidar da estrutura motora dessa máquina que ama viver a vida! Mas não tinha recursos, tempo e quando tinha não encontrava profissionais que me acolhesse para desenvolver um trabalho de reabilitação física tão instável, tão desconhecido, um dia muito bem e outros com uma crise forte... Difícil de entender e mais difícil ainda é explicar.


Um processo de musculação, parecia ser insano. Mas por outro lado, sempre achei que poderia ser uma forma de ganhar força muscular com um treino supervisionado e controlado, analisando as reações pós-treino, ressalto aqui a importância do lugar certo e os profissionais certo, para evitar lesões.

Quando eu tive o primeiro contato com a Clínica Trainer Performance e Saúde, me senti acolhida pelos profissionais: Marcos, Rodrigo, Alexandre e todos os professores que me acompanham nos treinos. A primeira coisa: me escutaram, entenderam quais eram as necessidades essenciais para garantir a minha qualidade de vida em relação a mobilidade, subir escadas, levantar-se de um assento e caminhar de forma mais elegante (risos). Leram os meus laudos incompletos de informação e foram ousados e inclusivos com a minha realidade e necessidade física. Não estavam esperando perfeição de movimentos e/ou força e muito menos uma receita pronta de reabilitação... Que bom e eu agradeço, porque essa receita pronta nunca existiu. Agradeço por serem ousados, curiosos e dispostos a ajudar.


Minha principal queixa é a fraqueza muscular que intensifica com o esforço físico e o calor, a regra básica que recebia como orientação era evitar o esforço físico, para realizar outras atividades básicas do dia a dia. Minha sede de viver, estudar, trabalhar e liderar tantos projetos sociais fizeram de mim uma pessoa que não tinha força muscular, mas tinha uma força que vem de dentro da alma... Uma paixão de viver... E assim, arrasei!


Quem me conhece sabe o quanto de coisas já realizei mesmo com os músculos pedindo para parar, as constantes quedas, as crises e as outras doenças que me atingiam fortemente... Como disse Rafhael Denadai em uma palestra: "Mesmo quando o corpo pede para parar a mente impulsiona".

Certo dia, escrevi para o Rafhael, agradecendo a reflexão da palestra que fez muito sentido para mim e ele respondeu com muito carinho e me empoderou a superar meus limites como uma atleta de elite faz.


"Cada um de nós tem suas dificuldades e desafios e, o mais importante, é buscarmos superá-los dia a dia. Você já é uma vencedora e pode ser considerada sim uma atleta de elite, porque você faz o que todos os atletas de elite fazem: buscam superar seus próprios limites dando o melhor de si". Rafhael Denadai


Estou treinando há apenas dois meses na Clínica Trainer Performance e Saúde, um treino específico e com uma alimentação orientada e os resultados já são incríveis, em muito pouco tempo... Já estou conseguindo caminhar com mais estabilidade, subindo escadas sem jogar tanto a perna... Estou levantando-me do chão na maioria das vezes, sem apoiar e pedalando com uma coordenação motora que desconhecia. No primeiro dia de treino não tinha consciência corporal do movimento de pedalar, o Marcos teve que colocar meu pé e me ajudar a fazer os primeiros movimentos e o tempo foi menos de um minuto de resistência.


Por isso é preciso coragem, porque é preciso encarar o medo, as frustrações e os resultados que vem lentamente e são pequenos, as vezes imperceptíveis, mas que tem um significado gigante de superação e traz uma alegria que vale milhões.


Ah, se estou conseguindo pedalar? Sim... E já consegui fazer 10 minutos sem parar em uma rotação baixa... O desafio agora é a resistência cardíaca com uma rotação maior. Acredito que é o começo de uma transformação física e de autocuidado, respeitando todos os meus limites e o meu tempo, mas ousando ser a cada dia a minha melhor versão física.


Meu sincero agradecimento e reconhecimento aos profissionais que me acompanham pela coragem, ousadia... “loucura, talvez (risos)” para encarar esse desafio ao meu lado.


Segue o link do podcast que gravamos partilhando essa e outras experiências incríveis: https://youtu.be/pZmx_G8rv7g


@eugeniarosa.dh


99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page