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  • Foto do escritorEugenia Rosa

Metodologia 6 Ds

Atualizado: 19 de nov. de 2023

As 6 disciplinas que transformam educação em resultados.



Estudar aprendizagem, sustentabilidade e transformação corporativa é estudar uma estratégia que leva a resultados efetivos e a metodologia de aprendizagem 6 Ds é um mapa simples e completo para vivenciar essa experiência efetiva aplicada a função e a necessidade do negócio.


O livro 6Ds: As 6 disciplinas que transformam educação em resultados dos autores WICH, Calhoun e POLLOCK, Roy e JEFFERSON, Andrew ressalta a importância estratégica da aprendizagem e da contribuição que o treinamento corporativo e os programas de desenvolvimento podem e devem fazer. Por outro lado, o autor nos remete a preocupação sobre o impacto verdadeiro destes treinamentos e programas que muitas vezes é menor que seu verdadeiro potencial.


Quando comparamos a diferença entre estes dois extremos, descobrimos que a inovação no aprendizado é o resultado de uma abordagem sistemática e disciplinada, executada com paixão, excelência e comprometimento para uma melhora contínua. Não existe “mágica” – Ninguém que transforma simples aprendizado corporativo da periferia em estratégia central. (WICK et al, 2011, p.1).

No que se refere a aprendizagem e desenvolvimento, os autores Cal Wick, Roy pollock e Andy Jefferson[1] apresentam uma abordagem prática para superar os pontos negativos e ampliar os pontos positivos.

6Ds – As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio, foi extensivamente revisada. Incorporamos novas pesquisas e exemplos das melhores práticas de companhias inovadoras que são lideres na obtenção dos melhores resultados a partir da aprendizagem. (WICK et al, 2011, p.5).

Segundo Wick et al. (2011), o capital humano é a fonte fundamental de vantagem competitiva na economia atual baseada no crescimento constante do conhecimento. A educação corporativa representa um investimento neste capital e assim garante o futuro comercial sustentável cumprindo as expectativas para melhorar o desempenho.


Pressão competitiva requer que as organizações melhorem continuamente a qualidade de seus produtos e serviços e a eficiência com a qual os entregam. Manter a vantagem competitiva por meio do capital humano requer contínuo investimento no desenvolvimento dos funcionários, de forma que eles permaneçam atualizados em um mundo que muda rapidamente, e para que fiquem na empresa. (WICK et al, 2011. p.3).

Segue um breve relato de cada uma das seis disciplinas que transformam aprendizagem em resultados comerciais, conforme Wick et al. (2011), cada uma das disciplinas começa com a letra “D” para facilitar a memorização e aplicação.


D1 – Determinar os resultados para o negócio. É a mais crítica das disciplinas, segundo Wick et al. (2011) é determinar os resultados esperados para o negócio de cada iniciativa de aprendizagem. Não se trata de metas ou resultados de aprendizagem, isso é muito importante para o design de aprendizagem. A D1 tem como objetivo responder: Como esta iniciativa de aprendizagem vai beneficiar o negócio? E como será medido?


Assim essa disciplina D1, segundo Wick et al (2011, p.20) sublima “a importância de mudar o foco do treinamento e desenvolvimento de resultados do aprendizado para resultados empresariais”.

Enquanto as metas de aprendizado explicam o que os participantes saberão ou serão capazes de fazer no final do programa, os resultados empresariais especificam o que eles irão fazer no trabalho e os benefícios para os negócios. (WICK et al, 2011. p.4).

D2 – Desenhar uma experiência completa. Conforme Wick et al. (2011), a D2 é o entendimento que converter o aprendizado em resultados empresariais é um processo, não um único evento. Conforme aprofundamos no capítulo 4 deste artigo: Andragogia, o desafio de ensinar adultos.

A D2 reconhece que, do ponto de vista dos participantes, e experiência do aprendizado começa bem antes do curso formal. Ela também deve continuar muito depois, até que eles tenham melhorado seu desempenho e gerado os resultados. (WICK et al, 2011, p.6).

D3 – Direcionar a aplicação. Caracterizada como programas de alto impacto para facilitar a aplicação, segundo Wick et al. (2011, p.8) “desenhos instrucionais começam com uma finalidade em mente – O que os participantes devem fazer de forma diferente e melhor – e, então conscientemente seleciona estratégias para ajuda-los a fazer uma ponte entre aprender e fazer”.


Significa usar abordagem instrucionais, tecnologias e estratégias e apoio que acelerem a transferência do aprendizado e aplicação no trabalho. No cerne da D3 está o princípio de que o aprendizado cria valor somente quando é aplicado.


D4 – Definir a transferência do aprendizado. Para Wick et al (2011) os sistemas existem para definir, medir, monitorar e recompensar os resultados das metas empresariais. Contudo, não existem mecanismos assim para as metas do aprendizado. Wick et al (2011, p.9) “Os participantes dos programas recebem permissão para defini-los e esquece-los”.

Converse com qualquer grupo de leigos ou profissionais sobre o que não está funcionando no atual processo de desenvolvimento e treinamento, e a maioria irá dizer que é a falta de um acompanhamento pós-treinamento sério. (ZENGER et al, 2005, p.30).

Para Wick et al (2011) é direcionar a transferência para o negócio. Não deixar a iniciativa individual, mas criar sistemas e processos para incentivar e gerenciar e certificar-se que os participantes sejam designados para as metas corretas e transfiram para o trabalho que fazem e seus gerentes os responsabilizem por faze-lo.


D5 – Dar apoio a performance. Segundo Wick et al (2011) é reconhecer que melhorar em qualquer coisa requer prática e quando se trata de algo novo, as pessoas precisam de acompanhamento, atribuição de responsabilidade e treinamento.


Torna-se necessário desenvolver uma cultura na qual os gerentes entendem que têm a responsabilidade de dar apoio ao aprendizado, após o período instrucional, colocando o recurso onde estão suas necessidades, a fim de obter transferência e aplicação.


D6 – Documentar os resultados. Documentar os resultados é importante para dar apoio a um ciclo de aprendizado contínuo, de inovação, adaptação e melhoria, explica Wick et al. (2011).


Os resultados de um programa são a matéria prima para o próximo ciclo de definição de resultados e desenho de experiências. Para WICK et al (2011, p.11) “a D6 trata de documentar os resultados de uma forma relevante, convincente e que dê credibilidade, para justificar investimentos posteriores e uma melhoria contínua ao suporte”.


Finalizando, esses autores, coachs e gerentes experientes, partilham as seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio e ressaltam que o aprendizado corporativo tem a ver com mudar o comportamento das pessoas, para produzir os resultados esperados para o negócio.

Referência bibliográfica: [i] WICH, Calhoun e POLLOCK, Roy e JEFFERSON, Andrew. 6Ds: As 6 disciplinas que transformam educação em resultados. São Paulo: Évora, 2011.


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