Cada palavra em si, já é poesia em nós.
Quando falamos de arte, seja qual for a expressão, encontramos na essência, a poesia, a arte de compor versos. Um jeito de comunicar a mais complexa emoção, a crítica ao sistema opressivo, o grito dos excluídos e por vezes dos apaixonados.
A poesia revela algo em que tudo pode acontecer, o autor coloca nas entrelinhas uma bússola que conduz a imaginação do leitor por territórios neurais jamais acessados. A mesma poesia pode ter diversas interpretações.
Nos ensina, questiona, emociona, mas acima de tudo a poesia liberta nossa mente aprisionada das construções formais do pensamento, a poesia diz o que não falamos.
Uma belíssima arte de escuta e expressão, uma forma de linguagem que permite a comunicação e o despertar das mais profundas emoções.
O poeta é o artesão das palavras combinadas, constrói e desconstrói crenças e argumentos. Transforma ato em potência, essência em acidente, como ensina a teoria de Aristóteles.
A poesia é nosso coração aberto... É oração... É linguagem... É expressão... É silêncio... É uma reflexão. Poesia é paixão pela vida, pela justiça. Poesia é fé... é dúvida... é paz... é desespero... É o que não se explica... É o que se sente!
Poesia é um caminho que podemos trilhar entre verbos, pronomes e substantivos, mesmo que não façam sentido... porque o sentido está em nós, em nossa capacidade de compreender nossas experiências e pensar que cada palavra em si, já é poesia em nós.
Há um pensamento contrário,
Que instiga o aprender.
Um movimento necessário,
Ser assim ou apenas ser.
O igual... É complemento!
O diferente... É construção!
O eu... É empoderamento!
O nós... É conexão!
Ser pessoa,
Ser igual jamais.
O contrate ressoa!
Diferenças são essenciais.
Ser diferente... É tão normal!
Mas quando se é... É preciso explicar!
Suplicar respeito... É surreal.
Coitado, acomodado, revoltado... É fácil julgar!
Somos a diversidade,
A nós cabe a extinção do preconceito.
A promoção da oportunidade.
A cultura de paz como preceito.
Comentários