
Antes de tudo, antes de qualquer planejamento, antes de agir e definir objetivos é necessário buscar dentro de nós quem somos.
O autoconhecimento é o passo essencial que devemos dar, antes de tudo, porque define as nossas escolhas e como reagimos diante dos entraves que vão surgir ao longo do caminho. A nossa essência, aquele nosso jeito de ser, tão autêntico, nos levará com mais determinação, criatividade e resiliência aos resultados que almejamos alcançar.
Quando olhamos para fora de nós sonhamos, criamos e nos relacionamos conectando os elementos que estão à nossa volta, mas somente quando olhamos para dentro de nós acordamos para as crenças, estímulos e gatilhos que fazem nosso perfil comportamental impactar, positivamente ou negativamente, nos diversos processos que estamos inseridos.
O tempo todo devemos fazer escolhas e tomar decisões assertivas com pessoas diversas em nossos relacionamentos, projetos, áreas corporativas e uma sociedade desafiadora pela pluralidade contemporânea. Por isso, conhecer o nosso perfil comportamental, assim como o perfil das pessoas que estão à nossa volta é tão importante.
O perfil comportamental é uma forma de conhecer nossas atitudes, reações e posturas, visando garantir o autoconhecimento, melhorar a convivência e a levar a resultados esperados.
Há muitos estudos sobre o comportamento humano nas diversas esferas da ciência e da história, entre tais estudos, William Moulton Marston, psicólogo da universidade de Harvard (USA) desenvolveu a metodologia DISC classificando o perfil comportamental em Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. E assim, tendo como alicerce estudos e pesquisas de séculos e tendo como base a metodologia DISC surge o Coaching Assessment com uma nomenclatura mais clara e objetiva: Analista, Comunicador, Executor e Comunicador.
O mapeamento de perfil comportamental Coaching Assessment é um moderno sistema algoritmo com 97,7% de assertividade com validação de diversas universidades federais e do Ministério da Tecnologia. Fundamentado em diversas pesquisas acadêmicas, apresenta características da cultura brasileira, por isso é tão assertivo.
O objetivo do mapeamento é identificar o nosso modelo mental conectando o resultado do perfil e a nossa trajetória, entender, pensar e agir, fortalecer nossa autoestima, potencializar nossos diferenciais e destacar nossas competências. A aplicação do perfil comportamental garante mais assertividade nos processos:
Autoconhecimento
Recrutamento e seleção
Qualidade de vida
Gestão de pessoas
Treinamento e desenvolvimento
Diminuição de turnover
Processo de coaching
Resultados esperados
Cultura organizacional
O perfil comportamental é um mapa que indica qual a dominância cerebral que temos, e como estas preferências determinam os nossos comportamentos, além de oferecer inúmeras informações sobre o nosso perfil através das características principais: Idealização, comunicação, organização e ação dos 4 perfis comportamentais: Analista, Comunicador, Executor e Planejador.




Conhecer o nosso perfil comportamental é descobrir nossas potencialidades e o caminho que devemos seguir rumo ao DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO.
Gostaria de conhecer mais... Entre em contato!
Fonte: Manual Coaching Assessment.
Comments