Que tal levar para a terapia as nossas dores inconscientes?
Nos últimos anos vivemos um tempo de pandemia por conta do COVID-19 que nos levou a viver de forma diferente, novas formas de trabalhar, novos hábitos de compras e higiene, isolamento social, uso de máscaras e a pressão da realidade da vida caótica e finita.
Analisando uma amostra de pessoas pertencentes à mesma classe social, observamos reações e comportamentos diferentes, frente ao novo cenário, nos remetendo ao entendimento das variações do funcionamento do aparelho psíquico e suas interações com o comportamento humano.
Não se trata de comportamentos e sentimentos opcionais e conscientes, estamos falando de uma causa entre tantas que geram sofrimentos. É preciso observar os comportamentos e sentimentos e entender a maneira como estamos agindo e reagindo ao que acontece em nosso dia e rotinas. A resposta está escondida, mas sempre está em nós.
E para chegar a essas respostas, a Psicanálise pode nos ajudar durante uma sessão de terapia, porque busca entender o funcionamento da mente humana para tratar os transtornos que causam sofrimento emocional, por exemplo, alterações de humor, problemas de autoestima, dificuldades de relacionamentos, sensação de vazio ou inadequação, dificuldade em expressar suas emoções, preocupações obsessivas, fobias, compulsões, angústias e tantos outros obstáculos que nos tiram a paz. Na terapia o diálogo é o principal instrumento de trabalho.
A abordagem psicanalítica criada por Freud usa o princípio da associação livre, onde o paciente deve falar sem nenhum filtro sobre os acontecimentos e detalhes da vida cotidiana, desejos, medos, lembranças de sonhos, memórias e experiências da infância. Esse processo ajuda a trazer à tona certos pensamentos que, normalmente, não seriam acessados e que têm extrema importância no entendimento do inconsciente.
O Psicanalista, por sua vez, através da escuta psicanalítica, irá organizar todas as informações identificando de onde surge determinado sintoma e iniciar um trabalho para modificar um comportamento e/ou sentimento aliviando o sofrimento e melhorando as relações.
Importante ressaltar que a terapia psicanalítica também é uma abordagem de autoconhecimento, porque o tratamento ajuda o indivíduo a se auto avaliar e a buscar soluções a seus problemas e novas perspectivas frente às adversidades que uma crise apresenta, seja qual for a crise.
Fazer terapia é um convite para abrir caminhos neurais no mais íntimo de nós. Por vezes, não é tão simples, porque há cenas e fatos que nossa mente prefere esquecer, porque lembrar pode causar dor e desconexões, então nossa mente cuida de nós, reprime e esquece. Mas esquecer sem ressignificar, pode causar patologias, sofrimentos, neuroses e até psicoses.
O inconsciente é mistério da mente humana, como um “iceberg” que tem sua maior parte dentro das profundezas do oceano, são nessas profundezas da mente humana que se encontram nossas experiências vividas, nossos medos reprimidos e a formação da nossa personalidade. São nessas profundezas que acessamos verdadeiramente quem somos, assim como nossas dores que necessitam ser acessadas para serem curadas.
Comments